sexta-feira, 11 de março de 2011

Governadores de seis estados brasileiros recebem Oscar Gay 2011

Os governadores da Bahia, Goiás, Pernambuco, Paraíba, Piauí e São Paulo, estão no topo da lista dos premiados com Oscar Gay 2011. A premiação, criada há 21 anos pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), homenageia políticos, artistas e personalidades consideradas amigas dos homossexuais no último ano.

De acordo com o GGB, os seis governantes foram agraciados, este ano, com a honraria pela criação da Coordenadoria/Comitê LGBT, do Dia Estadual de Combate a Homofobia, da oficialização do uso do “nome social” pelos travestis, da criação de ambulatório de saúde para transexuais e da delegacia para crimes homofóbicos.

Entidades e iniciativas, também, foram elogiadas pelo GGB como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) “por determinar que planos de saúde privados incluam como beneficiários os parceiros do mesmo sexo”, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) “por incluir informações sobre casais homossexuais no Censo Demográfico e a Procuradoria Geral da República (PGR), “por solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) convocação de audiência pública para discutir o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo”.

Os homenageados recebem o troféu “triângulo rosa”, distintivo utilizado pelos nazistas nos campos de concentração para identificar os prisioneiros homossexuais. “Hoje o Triângulo Rosa tornou-se o símbolo internacional do orgulho gay”, afirma o antropólogo Luiz Mott, fundador do GGB, lembrando que mais de 300 mil gays foram presos por Hitler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário