terça-feira, 14 de junho de 2011

Cine Ceará 2011: filme argentino aborda lesbianismo com bom humor e conquista público




Língua Materna: filme conquista público no Cine Ceará

Terminam nesta terça-feira (14/6) as exibições gratuitas de filmes em longas e curtas- metragens da 21ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. A solenidade com a premiação dos vencedores ocorre na quarta-feira à noite no Teatro José de Alencar, em Fortaleza.

Na noite de segunda-feira o destaque foi o longa argentino
Língua Materna, de Liliana Paolinelli, sobre uma mãe que descobre que a filha, com quase 40 anos, é lésbica. A partir desta descoberta, ela tenta superar e compreender as regras de um mundo desconhecido para ela, enquanto Ruth, a filha, não consegue lidar com essa curiosidade de sua mãe.

Como é comum nos filmes argentinos, as relações humanas continuam servindo como ponto de convergência, só que dessa vez com muito bom humor. As situações engraçadas funcionam pela forma realista que a diretora Liliana as insere dentro da história. O longa ainda serve de apoio para amadurecer a discussão que vem aflorando no mundo sobre a união oficial de pessoas do mesmo sexo.


O filme aborda o tema com a honestidade, oferecendo uma investigação honesta e inteligente não só sobre o relacionamento lésbico, mas suas implicações sociais. Num momento em que se discute também na Argentina a legalização do casamento gay, que como no Brasil vem causado discussões acaloradas, o longa é uma contribuição simpática e bem-vinda ao diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário